Porque um site com mau web design não é bom para o seu negócio

O web design tem como objetivo fazer com que um site pareça excelente a todos os níveis. A estética, no entanto, é apenas um aspecto do design da web. O web design também se destina a dar um impulso ao seu SEO, (Search Engine Optimization), o responsável pela classificação e posicionamento dos sites nos motores de busca.

Um site projetado de maneira a torná-lo mais fácil e conveniente de usar, afeta a otimização de maneira positiva. Desde que que os utilizadores obtenham o que querem ou precisem do seu site, continuarão a aceder e a gastar tempo, explorando todos os seus recantos. Essa é uma excelente notícia para o seu SEO, com todo o bom tráfego e altos rankings nos motores de busca, e em que o seu negócio sairá beneficiado.

Um mau web design, por outro lado, só pode afetar o seu SEO da maneira mais negativa. Vejamos alguns elementos maus de design da web que praticamente anulam todo o seu trabalho sério de otimização.

# 1. O site não parece bem

O indicador mais aparente de web design mau é quão visualmente desagradável o site é. Um site otimizado de maneira excelente não funcionaria realmente bem, caso as cores estivessem desativadas, os gráficos fossem mal renderizados e as fontes dificilmente fossem legíveis.

Basta apenas uma rápida vista de olhos num site mal-projetado, para as pessoas saírem e consultarem rapidamente outro site, prejudicando o seu SEO profundamente.

# 2. Navegar pelo site é um trabalho árduo

Um site com uma estrutura de navegação clara, com elementos clicáveis e um recurso de pesquisa que realmente funciona, praticamente garante uma experiência de navegação agradável aos seus utilizadores. Tire tudo isso e terá um site desordenado, onde é fácil se perder.

Um site que leva muito esforço para navegar é fácil de sair também, e isso aumentará a sua taxa de rejeição, e o seu SEO sofrerá as consequências.

# 3. Má legibilidade

As pessoas acedem ao seu site porque querem verificar o seu conteúdo. No entanto, se as fontes usadas forem muito pequenas, a leitura será difícil.

O mesmo vale para o texto que pode ser do tamanho apropriado, mas a cor e o fundo dificultam muito a visualização, como no caso de sites que usam letras brancas contra um fundo de cor clara.

O seu conteúdo pode ser atraente, mas os visitantes não vão gastar metade do seu dia fazendo um esforço para lê-lo. Tudo o que eles precisam fazer é fechar a sua página e mover os resultados da pesquisa para um site com texto mais legível.

# 4. Conteúdo com pouco ou nenhum valor


As pessoas visitam os sites para obter as informações que desejam ou precisam. Talvez queiram saber mais sobre o produto ou serviço que você está a oferecer ou apenas desejam notícias ou atualizações do seu setor. Quaisquer que sejam os motivos para aceder ao seu site, precisa ter em mente que elas estão lá porque estão à procura de algo útil.

Não se pode enfatizar o quão importante o conteúdo da web é relevante, bem escrito e útil. Isso é o que os utilizadores da Internet estão à procura quando clicam no link nos resultados da pesquisa. Não deixe que todos os seus esforços de SEO que os levaram ao seu site em primeiro lugar, sejam em vão, fornecendo conteúdo que seja decepcionante, para dizer o mínimo.

# 5. Web design não responsivo (que não se adapta a todos os dispositivos)

Neste mundo web onde os dispositivos móveis superam em largo número os desktops (e a cada dia a diferença vai aumentando), o web design não responsivo está perigosamente perto de ser considerado um web design mau.

Afinal, os sites não responsivos não são exibidos corretamente nos smartphones e tablets, e os utilizadores de dispositivos móveis não vão explorar um site que não podem aceder com facilidade. Ser não responsivo, limita severamente o potencial do seu site. Sem ser explorado regularmente por um grupo de utilizadores em massa e em constante crescimento, o seu site ficará a perder tráfego e rankings e, consequentemente, os leads e conversões que eles podem trazer.

Dê ao seu web design a atenção devida e você se aproximará de alcançar as metas que definiu para o seu site.

Contacte-nos hoje mesmo e vamos construir o site que o seu negócio merece.

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