Domínio Próprio

Para além de comprar o espaço de alojamento, é também necessário registar um domínio, que é o nome que os visitantes utilizam para aceder ao Web site, ex.: www.exemplo.pt.

Ao comprar (registar) um domínio, o utilizador está a reservar para si a utilização desse nome de domínio durante o período de registo (durante 1 ou mais anos). Quando um domínio expira, pode ser livremente registado por terceiros, pelo que é preciso muita atenção para não deixar expirar um domínio.

Um domínio, por si só, não permite apresentar nenhum conteúdo, para tal, é necessário o serviço de alojamento.

6 razões para ter dominio próprio

Uma questão que se ouve frequentemente que é “Eu realmente preciso de ter o meu próprio Domínio e Alojamento?” A resposta é SIM.. Se você colocar o seu site em alguns dos serviços de hospedagem gratuitos, quem sairá beneficiado é a empresa de hospedagem e você será a ultima pessoa que beneficiará com a situação. Porquê? …Há uma série de razões pelas quais você deve ter o seu próprio Domínio e Alojamento:

  1. Quando você tem seu próprio  domínio, o endereço do seu site será do http://www.oseusite.com , por outro lado, se colocar o seu site em um servidor gratuito, o endereço do seu site será algo como http://www.servidorgratuito.com/seusite/. Qual destes dois soa mais profissional? Qual destes dois é menor e portanto,  mais fácil de lembrar?
  2. A única maneira de fazer dinheiro online passa por construir credibilidade para os seus leitores. Ter o seu próprio Domínio e Alojamento é o primeiro passo para fazer isso, para que os seus leitores se sintam mais confortáveis, para comprar o que você está vendendo, se for o caso. Outro motivo para ter o seu próprio domínio, é a imagem que passa para os seus leitores, de que estão lidando com uma empresa grande e estabelecida, em vez de um amador que faz algo por hobby.
  3. Quando você tem o seu domínio,  pode ter vários emails associados a esse dominio (exemplo: exemplo@seusite.com). Isto permite-lhe atribuir e-mail’s para diferentes  funções, todas elas usando a terminação do seu site. Daí, por exemplo, para questões relacionadas com os produtos e serviços que você vende, pode ter um endereço de e-mail como vendas@seusite.com. Para questões relacionadas com o boletim de notícias que você publica, pode ter um endereço de e-mail como noticias@seusite.com. Para comentários e sugestões sobre o seu site, pode direcionar seus clientes para feedback@seusite.com ou webmaster@seusite.com. Tendo diferentes endereços de e-mail para funções diferentes, não só torna mais fácil para se orientar na leitura e resposta do seu e-mail, utilizando os programas de e-mail (Eudora, Pegasus Mail, Outlook Express, etc), mas também dá aos seus leitores a impressão de que  é um profissional, e isso passa segurança e credibilidade para futuros negócios.
  4. Muitos motores de busca dão mais relevância ao nome do domínio, ou seja, a classificação desse domínio é mais elevada para uma determinada palavra-chave derivado ao seu nome. Quando você usa alguns dos serviços de hospedagem gratuita, a página index.html do seu site é a página inicial do seu site, mas não desse domínio. Daí será muito difícil colocar o seu site nos top 20 ou top 30, muito menos o top 10 de algumas das palavras-chave mais competitivas. Agora pense na quantidade de tráfego que você vai perder se isso acontecer.
  5. Alguns motores de busca estão agora recusando-se a indexar web sites que são hospedados em serviços de alojamento gratuitos, então qual a vantagem de ter um domínio e serviço de alojamento gratuito?
  6. Quando o seu site está hospedado em um serviço de alojamento gratuito, vai ser muito difícil aparecer nos top 50 do google relativamente ao seu nicho de mercado. Se você ainda não tem um nome de domínio e alojamento, está convencido(a) de que precisa de um agora? A pequena taxa que você paga por ano para o seu domínio e alojamento é mínima comparado com os benefícios que você recebe.
0 Comentários

Deixe um Comentário

Quer juntar-se ao debate?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *