Como o Google escolhe quem aparece primeiro

Já pensou como o Google consegue na grande maioria das vezes mostrar com rapidez e eficiência o que você procura? Parece que lê o nosso pensamento. Este tutorial SEO mostra o que acontece “por trás” do que você vê na tela do Google, quando são digitadas palavras-chave de busca. verifique como o Google escolhe os sites a serem exibidos na frente dos resultados de busca e adquira valiosas dicas para posicionar melhor o seu site.

O que é SEO?

SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, é o trabalho de otimização realizado para melhorar o posicionamento de sites na tela de resultados gratuitos de sites de busca como o Google e o Bing. O Google é o principal motor de busca em todo o mundo, com incidência na zona ocidental, onde nos encontramos. Assim, este tutorial SEO foca primordialmente em otimização de sites para Google.

Tela de Resultados de Busca (SERP)

A página de resultados de busca do Google, também conhecida como SERP, sigla do inglês para Search Engine Results Page, apresenta os seus resultados de busca divididos basicamente em duas áreas, os resultados gratuitos e os pagos. Os resultados de busca destacados a vermelho na imagem, representam os anúncios pagos do Google. Os anunciantes pagam ao Google a cada vez que seus anúncios são clicados.

Como funciona o Google?

Em décimos de segundo, milhares de pesquisas são respondidas a cada segundo pelo Google. Para saber como posicionar melhor o seu site nos resultados de busca, é importante entender como funciona o Google. Este vídeo em inglês (legendado em Português) de Matt Cutts, engenheiro do Google responsável pela qualidade dos resultados de busca, explica o funcionamento básico do Google.

O que o Google leva em consideração para colocar um site em primeiro lugar?

Como pôde ser observado no vídeo acima, existem mais de 200 variáveis consideradas pelo Google na hora de determinar o posicionamento de páginas da internet nos resultados do Google. Podemos dividi-los em 3 categorias:

  1. On-page: São os elementos sob os quais você tem controle em seu site, como o <Title>, Heading Tags H1-H2-H3,…, número de vezes que uma palavra-chave aparece numa página, variações, negritos, nomes das imagens, URLs, etc.
  2. Off-page ou Link Building: São as referências, ou links, apontando para o seu site de outros sites na internet. Influenciam o posicionamento o texto âncora, PageRank do site de origem do link, quantidade de links na página, etc.
  3. Experiência do usuário e sinais sociais: a experiência e feedback das pessoas navegando pelo seu site são um forte indício de sua qualidade, e cada vez mais o Google leva esses elementos em consideração.
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